domingo, 17 de julho de 2011

N/M "Ilha da Madeira" nos Açores

 O N/M "Ilha da Madeira", pertença da Vieira & Silveira, uma das  várias empresas do Grupo ETE, da qual também faz parte a Transinsular,  vai fazer temporariamente a linha dos Açores, juntando-se esta semana ao "Monte da Guia" na frota da Transinsular nos Açores, uma vez que o "Sete Cidades" vai para a doca-seca.
O "Ilha da Madeira", partiu ontem de Leixões com destino a Ponta Delgada, resta saber se visitará também a Praia da Vitória ( dois únicos portos açorianos com gruas portuárias) e se será este navio a fazer a habitual ligação da Transinsular, Ponta Delgada- Caniçal.
(©) Copyright fotos: Ricardo Martins, Lisboa; http://mytakkes.blogspot.com/
 

14 comentários:

M. Bosco disse...

Segundo sei, o "Monte da Guia" está na linha da Madeira juntamente com o "Monte Brasil". portanto o "Ilha da Madeira" junta-se sim ao "Insular" que está agora a fazer os Açores. Quem poder fotografar o "Ilha da Madeira" nos Açores e enviar as fotos para este blog agradeciamos, pois o "Sete Cidades" não vai estar muito tempo em doca-seca. Tem partida prevista de Leixões para Ponta Delgada já no dia 23.

Manuel Bettencourt disse...

Boas M. Bosco, obrigado pelo comentário, tenho andado a fazer um esquema sobre a frota de porta-contentores e vejo que hoje temos o seguinte posicionamento:
Frota dos Açores:
Transinsular: Ponta do Sol ( ficou em PDL)
Monte da Guia ( viagem de Lis-PDL)
Ilha da Madeira ( viagem Lei-PDL)
Boxlines: Madeirense 3 ( viagem Lei-PDL)
Mutualista:Furnas ( viagem Lis-PDL)

Boxlines: Ruby ( em viagem PDl -Lis)
Mutualista: Corvo ( viagem PDL-Lis)
Transinsular: Insular ( viagem PDL -Lis)

Frota da Madeira:
Boxlines: Christina I ( viagem caniçal-Lei )
Transinsular: Monte Brasil ( viagem Lis-Caniçal)
ENM: Funchalense 5 ( viagem de Lis-Caniçal)
Recolhi os dados via sites de APDL E APL e confirmei no localizatodo.
Abraço
manuel

M. Bosco disse...

Boas Manuel. Não sabia que o "Monte da Guia" tinha voltado à linha dos Açores. Será que vai intercalar 1 vez para os Açores e outra vez para a Madeira? Hoje em dia é tal a confusão e a troca de navios especialmente por parte da Transinsular, que uma pessoa já não sabe a quantas anda. Todas as semanas há uma novidade. O "Ilha da Madeira" volta para o continente via Caniçal fazendo a viagem habitual do "Sete Cidades" dos Açores para a Madeira? Que portos escalará nos Açores visto que o "Sete Cidades" escalava alguns portos que não possuem gruas? Um abraço.

Manuel Bettencourt disse...

Boas M. Bosco, um amigo disse-me que o Ilha da madeira só faz PDL, e que também não faz PDL-Caniçal, agora aqui também fico a pensar que vai ao Caniçal, será o Monte da Guia? não é fácil pelo menos para mim perceber todas as rotações, por isso estou a fazer a tal tabela. Acho incrivel que só a Boxlines tem a sua rotação/ programação na internete a Mutualista e Transinsular, parece que não querem divlgar as suas rotações, não percebo porquê.
Já pensei fazer um acompanhamento semanal desta frota, mas não é facil ter essa informação.
Isto de facto está confuso com a reorganização da frota da Transinsular
Abraço
Manuel

Vitor disse...

Aproveito para incluir na "frota da Madeira" os porta-contentores: "OPDR Las Palmas", "OPDR Tenerife" e "Manfred" da OPDR. Já agora o ferry "Volcán de Tijarafe" que para a semana será substituido pelo maior "Volcán de Tinamar". Não é um porta-contentores, mas com a carga rodada e automóveis que transporta tem dado muita dor de cabeça aos armadores nacionais, hehehe.
Cumprimentos.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Vitor tens razão, inclui na lista o OPDR Tenerife, mas esqueci-me de o colocar no comentário, está ai na terça-feira no caniçal, mas não inclui os outros, tenho que estudar o teu link, mas para alem da rotação queria perceber que espaço disponibilizam os armadores para a madeira e açores.
Já agora a Armas transporta muitos passageiros para as Canárias e Portimão?
Abraço,
Manuel

Vitor disse...

Olá Manuel, nas estatisticas do site da APRAM tem lá o nº de passageiros na linha de Portimão, e na linha das Canárias, em separado. Como deve imaginar, no inverno o movimento de passageiros é mais fraco e é aí que a carga torna-se importante.
Em relação ao "Ilha da Madeira", atenção sr. António Simas, sr. Bruno Rodrigues ou outros, bem sei que trata-se de um simples cargueiro, pode não tem a beleza de um navio de cruzeiros mas se puderem "apanhar o bicho" por aí em PDL com vossas cameras e enviar alguma foto aqui ao Manuel eu também agradecia. :)
Cumprimentos.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Vitor, também gostava de ver o bichinho nos Açores, o que posso fazer é atribuir um prémio a quem o caçar.
Também gsoto do navio pois o meu amigo Rui andou lá embarcado, só por isso não é um navio qualquer.
Veremos o que acontece.
Um Abraço,
manuel

Marcelo Sousa disse...

Manuel, logo de manhão, ás 9:30 fui visitar o localizatodo e o ilha da madeira está prestes a atracar em ponta delgada.

Marcelo Sousa

Manuel Bettencourt disse...

Boas Marcelo, também já vi está quase lá, hoje em PDl estão 5 porta-contentores: Ilha da Madeira, Furnas, Madeirense 3, Monte da Guia e Ponta do Sol, uma fartura de navios para além do Hellenic e outros, enfim sortudos estes micaelenses.
Abraço
Manuel

Victor disse...

O "Ilha da Madeira" já saiu de PDL! Alguém tirou fotos? Se ainda por cima estava uma "boa casa", podiam ter tirado! :(

Manuel Bettencourt disse...

Boas Victor, dá lá uma vista de olhos no post de hoje ( publiquei mesmo agora), tem lá a tua resposta.
O amigo Emanuel, um graciosense como eu está de passagem por PDL e como tinha visto os comentários disse-me que se podesse tirava fotos ao "Ilha da Madeira", bem ele fez mais do que isso, vê lá e depois diz qualquer coisa.
Abraço
Manuel

Marcelo Sousa disse...

Manuel, não sei se sabe, mas no blog Sergio@Cruises existem lá imagens do Sete Cidades em doca seca.
Abraço
Marcelo Sousa

Manuel Bettencourt disse...

Boas Marcelo, penso que deve ser fotos de arquivo, pois não encontrei nas mensagens recentes.
Um Abraço
Manuel