sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uso de fotos sem referencia aos seus autores

(©) Copyright foto: Mário Gomes Silva, Santa Maria.
Desde algum tempo que tenho vindo a notar que alguma Comunicação social ( felizmente nem toda, existe quem tenha respeito pelo trabalho dos outros), publica fotos que já foram exibidas neste blog, sempre foi prática deste blog desde o primeiro dia referenciar os seus autores, é o mínimo que se pode fazer. Recentemente deparamo-nos com mais um destes casos e não podiamos deixar passar em branco, no passado dia 19julho2011 o DIARIO INSULAR publicou na sua edição em papel e online uma foto do nosso amigo Mário Silva, imagem do navio HELLENIC WIND quando fazia a sua estreia no verão de 2011, a 09junho, quase de certeza que foram ao Google imagens e logo a primeira foto que apareceu referente ao navio foi só "sacar",  custava muito colocar o autor da foto? claro que não, provavelmente o nosso amigo Mário Silva ainda teve de comprar o jornal para ter a certeza!
Foi enviado um mail para a redacção do jornal a fazer referencia a este assunto e a resposta foi 0.

4 comentários:

Luís Henriques disse...

Caro Manuel,
Como blogger e experienciado nestas situações devo dizer que na maioria dos casos que me ocorrem nas imagens/site não vêm referências ou autor.

Mas neste caso em particular, mesmo pesquisando através do Google, de certeza que quem pesquisou veio ter aqui ao "Porto da Gracisosa" onde a informação está "clara como água". E neste caso concordo plenamente com o que afirma no post.

Abraço,

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Luís, todos nós partilhamos fotografias, qualquer pessoa pode ficar com elas no seu PC, eu também faço isso quando encontro fotos interessantes. Ainda à pouco tempo li que quando se coloca fotos na net, corremos o risco de as roubarem, a solução seria simples não partilhar, mas não será por ai. Se tal acontece-se com um outro blogger, ficariamos chateados, mas aqui a questão é outra, retiram as fotos para serem usadas como sendo suas em sitios e jornais que não são gratuitos e onde todos temos que pagar, assim neste caso fica o Mário a trabalhar de graça para o jornal, ele não quer dinheiro apenas respeito pelo seu trabalho, nem faço referencia à Lei de proteção de direitos de autor.
Já me aconteceu o mesmo, na altura enviei um mail para um jornalista do Express das Nove nem resposta obtive, enfim que havemos de fazer.
Só que agora quando algum dos meus colaboradores ou eu fomos alvo deste tipo de acção será publicado aqui uma chamada de atenção.


Aqui neste post, devo dizer que Açoriano Oriental e Correio dos Açores, têem referido os autores das fotos, pelo menos nas situações que reparei, uma atitude que lhes fica bem, por isso são sempre utilizados como links de referencia.

Mesmo quando coloco vídeos de determinados sites, incluo o autor, mesmo que no vídeo lá esteja a marca "casa", só pedia o mesmo comportamento, ou então posso vender uma máquina para não terem que utilizar as minhas como sendo suas, se têem vergonha de dizer que as fotos não são suas não as usem.

Um Abraço,
Manuel

Luís Henriques disse...

É bem verdade Manuel. Não custa nada aos srs. jornalistas, que são pagos por jornais que nós pagamos.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Luís nem mais nem menos!
Abraço,
Manuel